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inbound_marketingO avanço da internet exige que as empresas mantenham uma presença online forte, ativa e bem posicionada. Por esse motivo, a cada dia vemos novidades em relação ao mundo digital, novas plataformas, novas maneiras de nos relacionarmos com clientes, leads e prospects, novas estratégias e nomenclaturas que muitas vezes acabam nos confundindo.

Dentre essas estratégias, vemos diariamente o marketing digital e o Inbound marketing, mas a linha que os separa é tão tênue que eles se confundem em muitos aspectos, e aí fica a dúvida: o que é marketing digital e Inbound marketing? E, qual é melhor para minha empresa? Para acabar de vez com essa confusão e mostrar a você o que cada uma dessas soluções pode fazer pela sua empresa, vamos diferenciar o que é marketing digital e o que é Inbound marketing, assim, você poderá escolher com maior propriedade a que mais se adequa ao seu negócio. Vamos lá?

O que é marketing digital

Marketing digital é o uso de estratégias, ferramentas e recursos de marketing aplicados ao ambiente online, visando divulgar produtos e serviços, dar maior visibilidade à marca, atrair pessoas e fomentar vendas, entre outros objetivos. O marketing digital é bastante amplo e envolve ferramentas como sites, blogs, redes sociais, links patrocinados, anúncios online, e uma série de outros recursos que promovem a conexão da empresa com o seu público-alvo.

Boa parte dos recursos e ferramentas do marketing digital são pagos, como é o caso dos links patrocinados e os anúncios em redes sociais e displays do Google, por exemplo. São estratégias que garantem o aumento de tráfego em seu site, mas não garante que esses visitantes tornem Leads, ou seja, as informações geradas pelo marketing digital não são suficientes para que um Prospect seja nutrido e no momento certo seja convertido em cliente.

O que é Inbound marketing

Também chamado de marketing de atração ou marketing de entrada, o Inbound marketing está focado na geração de valor para o público através da criação e compartilhamento de conteúdo inédito e relevante, fazendo com que as pessoas se sintam atraídas para a marca. Sendo assim, a empresa conquista o interesse do público, não tenta persuadi-lo sobre a compra.

Como o Inbound marketing pressupõe uma relação mais próxima com o público da empresa, ele é frequentemente comparado a um namoro, onde a empresa corteja o lead até que ele se decida por selar o casamento, ou seja, seja convertido em um cliente. Aliado com as ferramentas do marketing digital, o Inbound marketing torna-se uma poderosa estratégia de atração de visitantes, com a vantagem de utilizar estratégias de conversão, transformando visitantes em leads e é claro, posteriormente em clientes.

Conheça as Diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing em nosso Infográfico Inbound Vs. Outbound

Marketing Digital X Inbound Marketing

Como você pode perceber, ambas estratégias são excelentes e trazem retornos para a empresa. Num cenário ideal, você deveria investir nos dois para potencializar os resultados, contudo, como nem sempre é possível, antes de escolher entre um e outro, você deve avaliar alguns pontos, como:

Marketing Digital

  • Alto poder de segmentação;
  • Possui investimento flexível, adequando-se a qualquer orçamento;
  • Possibilita monitoramento constante;
  • Alto alcance utilizando-se de todos os recursos disponíveis na internet;
  • Pode ser otimizado para o universo mobile;
  • Possui métricas bem definidas.

Inbound Marketing

  • Todos os benefícios do marketing digital;
  • Gera credibilidade para a sua marca;
  • Segmenta e qualifica melhor seu Lead;
  • Traz resultados concretos e mensuráveis;
  • Tem maior taxa de ROI (Retorno sobre Investimento);
  • Integra o marketing com sua equipe de vendas;
  • Envolve o público em todos os níveis do funil de vendas;
  • Gera engajamento através de conteúdo poderoso;
  • Altamente personalizado.
  • Nutre o Lead com material apropriado ao momento de decisão dele;

 

E aí, Inbound marketing ou marketing digital? Qual deles você vai escolher? Analise suas necessidades, o prazo que você precisa obter retornos e decida. Sabendo contextualizar a realidade de sua empresa a uma dessas duas práticas, com absoluta certeza excelentes proveitos virão.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre Inbound ou marketing digital, deixe seu comentário contando pra gente que iremos esclarecê-lo. Sugestões e opiniões sobre as práticas também são bem-vindas.

 

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